quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rosca de leite condensado (com frutas cristalizadas e uvas passas)

A panificação é uma arte antiga, quase tão antiga como a própria civilização. Desde os primórdios da humanidade o pão tem sido um alimento importante para o homem. É claro que durante todo esse tempo foram desenvolvidas técnicas  sabores, receitas etc... Mas  o que eu quero dizer com tudo isso, é que, fazer pães nos leva para uma viagem no tempo, algo único: homem e massa. Profundo isso né??? rsrsrsrs

Essa rosca é uma delicia, fácil de fazer, prática, pode ser recheada com frutas cristalizadas ou secas, chocolate, brigadeiro, doce de leite e é claro comer pura mesmo, com manteiga hummm !!!! 



Rendimento 2 roscas



Ingredientes: 

- 10 gramas de fermento biológico seco instantâneo
- 3 ovos
- 1/2 xic de água morna
- 1/2 xic de óleo
- (+ ou - )700 gramas de farinha de trigo
- 1 xic de frutas cristalizadas e uvas passas)



- Coloque as frustas cristalizadas e as uvas passas numa panela, cubra de água e ferva por 4 minutos, escorra a água e reserve (opção: você pode deixar as frustas e as uvas passas de molho em um pouco de run, e antes de colocar no pão escorrer)

- Misture o fermento com a água morna, o óleo e o leite condensado (temperatura ambiente) e deixe descansar por 5 minutos.

- Adicione os ovos, misture bem e coloque a farinha de trigo, sempre aos poucos, até dar o ponto na massa (de soltar dos dedos).

- Amasse bem e sove por 10 minutos. Cubra a massa com uma pano e deixe dobrar de volume.

- Divida a massa em 2;

- Misture as frutas cristalizadas e molde (a gosto - pode fazer bolinhas e colocar em uma forma, pode trançar etc...). Como eu disse, pode fazer sem nenhum recheio ou pode rechear com doce de leite, creme de confeiteiro, brigadeiro etc...

- Pincele a massa com 1 ovo batido, salpique açúcar cristal. Deixe a massa dobrar novamente de volume.

- Pré-aqueça o forno (180º -200º) e coloque a rosca para assar e deixe até ficar bem dourada.

- Quando tirar do forno, com a rosca ainda quente, passe algumas colheres de leite condensado em cima da rosca.



Convido a todos os  amigos, leitores e seguidores do FEITO NA HORA para participarem do sorteio do kit Mococa que será dia 19 de Novembro. Para participar é só curtir o FanPage FEITO NA HORA => http://www.facebook.com/feitonhora.





4 comentários:

  1. Daniel meu amigo, devo lhe dizer que prefiro desta forma com frutas.Ficou perfeita, deixou-me com água na boca.Tenha uma linda tarde.Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Menuda rosca o trenza como yo llamo tan tan apetecible

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Daniel me está a dar uma ideia genial para fazer meu próprio Bolo-Rei no Natal.
    Obrigada!

    ResponderExcluir